quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Seitan: Caseiro e Aromático



Ainda no seguimento do post anterior, que lembra a importância de uma Alimentação Inteligente, ao que eu chamo a ''comida do bem'', hoje trago-vos uma sugestão de Seitan Caseiro para os que fazem uma alimentação sem proteína animal. A chamada Carne dos Vegetarianos ou Carne de Glúten.

O SEITAN é produzido a partir da preparação da farinha de trigo. É preparada como se de uma massa de pão se tratasse e a sua consistência dura que conhecemos é conseguida depois de essa massa ser cozida, tão simples quanto isso!

Existe a possibilidade de se comprar pronto em lojas de produtos naturais ou mesmo em alguns supermercados, eu para variar confio sempre mais no que sai da minha cozinha do que de dentro de um pacote! Pontos de vista e não há muito a fazer! Acho que o meu cérebro já está formatado para ''fazer'', ''plantar'' e ''produzir'' tudo que conseguir e recorrer o menos possível às embalagens apelativas com nomes gordos sedutores como, vegan,light, sem isto, sem aquilo...sem nada e cheio de palavrões na zona que diz Ingredientes.
Com os produtos que dizem alternativos, temos que ter a mesma capacidade crítica, ter a certeza da simplicidade do produto. Nem tudo é uma boa alternativa!
Esta proteína não entra na minha alimentação em tudo ou diariamente, nem me sirvo dela em muitas refeições mas às vezes lá nos vem fazer companhia numa receitinha ou noutra, com muito carinho!
Experimentei alguns tipos de Seitan de compra, que não me fizeram suspirar por ele. Acho que só mesmo quando bem temperado adquire um aroma interessante.
Arranjei,entretanto, uma boa receita de Seitan Caseiro e decidi aventurar-me na sua feitura! Afinal pensava eu que era um bicho papão mas não é! 

Existem duas formas de fazer o Seitan, que é:
- através do uso de Farinha de Trigo Integral, formando uma massa, que depois tem que ser lavada (este processo ainda é demorado, pois é neste processo que se perdem a gordura e os hidratos de carbono)
ou
- através de Farinha de Gluten de Trigo, que simplifica o processo de confecção e o tempo de preparação, pois já é a sua fracção proteica insolúvel em água.

A receita que vou partilhar é feita a partir do segundo processo, através de Farinha de Glúten de Trigo. Esta farinha não é fácil de encontar, nem todas as lojas de produtos naturais a comercializam mas vale a pena a sua busca!

Eu costumo comprar na Loja Celeiro que encontro quase sempre e uma embalagem de 500gr custa 2,60€. Esta embalagem permite-me fazer 2kg de Seitan! Sim é bastante, cá em casa dá para imenso tempo! 


RECEITA
1 chávena de Glúten de Trigo
1 Colher rasa de Sopa de Farinha de Trigo Integral
1 Colher rasa de Sopa de Farinha de Trigo Integral
1 Chávena de Água
1 Colher de Sopa de Shoyo (molho de soja)* ou Tamari
1 Colher de café de Alho em pó
Gengibre em pó e Pimentão Doce q.b

*Shoyo ou Molho de Soja deverá ser de boa qualidade, faz toda a diferença no sabor final do produto. Eu uso um biológico, este aqui, da Clearspring [organico,kosher,vegan]! 

Para cozer:
2 Colheres de Shoyo
1 folha de louro
1 dente de alho
1/2 cebola
2 folhas de manjericão ou 1 raminho de alecrim
1 fio de azeite

NOTAS: Pode aromatizar a base de Seitan com outros elementos secos: especiarias ou ervas aromáticas, podendo dar largas à imaginação!
Assim como no caldo da cozedura também poderá ser ajustado ao gosto pesssoal, desta vez usei um pouquinho de gengibre fresco (que adoro!) e um ramo de salsa em vez do mangericão. 
O seitan pode ser guardado no frigorifico submerso na sua agua de cozedura 5 dias ou pode congelar.

Colocar numa taça as farinhas, o alho, o gengibre e o pimentão doce.
Juntar o Shoyo à àgua e verta sobre as farinhas. Mexa rapidamente com uma colher até absorver todo o liquido. Forme uma bola com as mãos. Deixe repousar pelo menos 15 minutos.
Leve ao lume numa panela de pressão com àgua suficiente até tapar a bola de gluten e aromatize com os ingredientes para cozer. Quando a água começar a ferver deite a bola de glúten que deverá ficar completamente submersa. Coza na panela depressao 30 minutos ou numa panela normal pelo menos 1 hora.

Vamos a contas:
Em Resumo, podemos ver que o Seitan feito em casa acaba por ser practicamente 1/4 do Seitan de compra para além de ser muito mais delicioso! 

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Coma Melhor,Poupe Mais

Quem me conhece sabe que nunca estou parada. Estou sempre a ver o que posso fazer! Tipo ''cata-vento''! Sim confesso que tenho alguma sede de conhecimento e gosto sempre de estar a aprender.

Gosto de pesquisar muito sobre temas que me interessam e às vezes tenho alguma saudade de estudar. Gostava pessoalmente de aprofundar seriamente algumas áreas, que acabam por não ter qualquer relação com a minha área de formação mas para mim seria uma realização e uma complementaridade ao meu dia-a-dia.

Um pouco por acaso dei de caras com o nome de um curso na internet ''coma melhor, poupe mais'' que me colocou como um cãozinho de orelha arrebitada! Parece-me o casamento perfeito, pensei eu! 
Fui ver mais sobre este conceito e percebi que a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Unidersidade do Porto estavam a abrir inscrições para a 2ªEdição do Curso eLearning e a melhor das noticias GRATUITO! 
Achei mesmo uma formação a calhar... já frequentei algumas formações, cursos e workshops sobre alimentação e cozinha mas nunca nenhum na FCNAUP e muito menos on-line! 
Inscrevi-me aqui https://sigarra.up.pt/reitoria/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=6584! e ontem já tive o primeiro módulo de aulas/informação. 
Parte boa disto tudo...nem tenho que sair de casa! 

Neste seguimento descobri a plataforma, que confesso, novidade para mim https://miriadax.net/home que promove variadissimos cursos on-line, promovidos por várias Faculdades de vários países e com temas diversos. 
Já perdi algum tempo a ver o que de bom por ali se faz...! 

Neste momento estou inscrita em dois cursos e vou ver o que consigo aprender por esta via e depois faço um ponto de situação, sobre esta metodologia.

Aprender a custo zero, vale sempre a pena! 

Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Granola Crocante: os nossos Cereais Caseiros!

Domingo para nós é quase o dia de preparar a semana e uma das coisas que fazemos quase sempre ao fim do dia, muitas vezes até depois do jantar são os nossos cereais.
Há muitos anos que cereais de compra não entram cá em casa, fomos tomando como hábito preparar a nossa ''Granola Crocante'' e os outros cereais foram deixando de ter lugar cá em casa sem qualquer pena ou saudade.

São cereais que semanalmente podem ganhar novas cores e sabores, algumas coisas variam de acordo com o que temos cá em casa ou mesmo uma vontade de experimentar uma nova combinação.



RECEITA

1/2 Chávena de amendoas e avelãs
2 Chavenas de flocos de aveia
1/2 Chávena de Flocos de Centeio ou Cevada
4 Colheres de sopa de coco ralado
4 Colheres de sopa de sementes de abóbora
4 Colheres de sopa de sementes de girassol
2 Colheres de café de canela em pó
4 a 6 Colheres de sopa de óleo de girassol ou de coco derretido
4 Colheres de sopa de geleia de arroz
4 Colheres de sopa de sultanas
2 Colheres de sopa de bagas goji
2 Colheres de sopa de arandos

*as vezes coloco figos secos e nozes porque a-do-ro!

Picar as amendoas e as avelãs grosseiramente.
Numa taça, misture as amendoas, as avelas, os flocos de aveias e centeio, o coco, as sementes e a canela. Adicione o óleo e a geleia e envolva bem.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 150º por cerca de 30 a 40 minutos. Vá mexendo de vez em quando para ir dourando e não queimar.
Retire do forno e misture as sultanas, as bagas de goji e os arandos. Deixe arrefecer e guarde num frasco com tampa.

Aguenta perfeitamente 3 a 4 semanas mas aqui em casa não dura tanto tempo! :)
Pode acompanhar com iogurte, fruta, leite,purés de fruta,etc! 



Image and video hosting by TinyPic

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Poupar Tempo na Cozinha:Preparar Refeições!

Começo a sentir que o tempo às vezes escasseia, com tanto para fazer entre casa e trabalho! Aqui em casa neste momento não há qualquer tipo de ajuda, não temos empregada doméstica nem uma vez por semana! Sim já tivemos e era óptimo mas desde que a senhora se reformou, não voltamos a ter mais ninguém!
Vamos fazendo, não da forma como gostaria mas da forma como pode ser! :(

Para simplificar um pouco o nosso dia-a-dia, ter algumas refeições adiantadas é uma ajuda preciosa, tanto para alguma maremita que seja necessária levar para o trabalho ou para nos dar um pouco mais de tempo com o bebé ao final do dia.
Quem não conhece aquela correria de fim de dia, ir ao supermercado, ir buscar o filhotes(s), dar banho aos pequenos, ir fazer o jantar, arrumar a cozinha e olhamos para o relógio e são horas de ir dormir...
Preparar algumas refeições são óptimas para aligeirar este comboio de tarefas domésticas. Tenho vindo a preparar ''comidinha'' com mais afinco pois permite-me ter mais tempo de qualidade com o meu bebé.
Assim, normalmente o jantar está feito ou quase pronto e não precisamos de estar muito tempo na cozinha ou então comer ''qualquer coisa'' que nunca é grande solução nutricional. Para não termos tantos desvios...tiro uma ou duas horas e vou fazendo algumas coisas que dão para guardar ou mesmo congelar!
Congelo ou guardo tudo em porções individuais para estar pronto a pegar e levar ou quando só está um em casa a dose já é a indicada e não estamos a aquecer ou descongelar comida a mais. Ás vezes colocava uma dose dupla numa caixinha e depois afinal um come em casa e o outro precisa de levar maremita, então lá estava eu a pegar noutro recipiente, tirar metade e ...fazer uma nova maremita! Dois trabalhos naaa!!

Ontem Domingo, enquanto o bebé ainda dormia coloquei a fazer umas coisinhas que fazem muito muito jeito cá em casa:
-cozer Feijão Branco
-com o feijão já aproveitei para fazer uma Feijoada Vegetariana
-Sopa com Legumes da Horta
-Salteado de Vegetais à Oriental
-Arroz de Cenoura e Ervilhas
-Bulgur
-Arroz Doce (com arroz integral, sem ovos e só com uma pinguinha de Mel de Arroz)


Aqui está o Feijão Branco cozido, metade foi usado numa das refeições confeccionada, a outra metade foi direitinha a congelar. Faz sempre jeito para um arroz, para uma sopa,etc. Sim o meu Feijão tem ''coisinhas'' escuras lá pelo meio...Cozo sempre as leguminosas com um pedaço de alga Kombu que não deixa sabor ao feijão mas é óptimo para o inchaço e  flatulência, para além de outros benefícios que tem. Assim podemos comer bastantes leguminosas sem problemas!!



Muitas das Receitas vou tirando de livros que compro e assim vou testando...Algumas destas receitas são dos Livros Vegetarianos da Gabriela Oliveira http://gabrielaoliveira.weebly.com/ que tem sugestões divinais!

Preparar algumas refeições permite-nos organizar o tempo mas também o frigorífico! Quero dizer com isto que acabamos por num só dia limparmos o frigorífico de alimentos que por vezes estão ali quase esquecidos e muitas vezes até passam o seu momento de frescura e vão parar ao caixote do lixo!
Outro grande factor positivo no meio disto tudo, podemos fazer umas compras no supermercado mais ajustadas ao que vamos preparar e não se compra tudo porque pode ser preciso ou dar jeito! É uma forma de conseguirem controlar o orçamento mensal no supermercado.
Image and video hosting by TinyPic

sábado, 8 de outubro de 2016

Horta Urbana: Poupar nos Alimentos Biológicos

Já vos tinha falado da minha Horta? Acho que sim mas nunca é demais falar do meu pequeno paraíso da alimentação biológica!
Há uns anos tinha feito um registo no site da Camara de Vila Nova de Gaia  http://www.gaiurb.pt/HortasUrbanasCandidaturas.htm candidatando-me a uma Horta Urbana. Vivo num apartamento, como tantas pessoas, e não tenho o luxo de ter um pedaço de terra por minha conta, o espaço é contado e expaço exterior, só mesmo a varanda. Portanto não me parecia viável mudar de casa só por ter falta de um terreno para cultivar.
Lembrei-me de candidatar a uma Horta Comunitária e, na altura fiz inscrição na Câmara do Porto e Gaia, sendo que foi a de Gaia que passados alguns anos me deu resposta!
Já tinha perdido a esperança e até já pensava noutras alternativas de poder ter um pedaço de terra...!


Ter uma horta era mesmo um pequeno sonho meu, era um ponto muito importante na viragem/alinhamento da nossa alimentação cá em casa, em que o consumo de frutas e verduras é substancial e a qualidade dos mesmos é muito importante para a saúde. Nada se compara a uma alimentação natural, biológica. Haverá alguma coisa melhor que colher alimentos frescos isentos de kilos de agrotóxicos? Não, pois não?
Os preços a que estão os produtos biológicos são proibitivos e poder te-los na nossa mesa, sem qualquer químico (é por isso que também temos algumas pragas e lá se vai o nosso trabalhinho por água abaixo!), não tem preço! Para mim é uma verdadeira poupança!

Um belo dia recebo uma chamada onde me perguntavam se ainda tinha interesse em ter um Talhão numa Horta Comunitária! CLARO que SIM,respondi! Fiquei doida de alegria, afinal tinham recebido o meu formulário, YES!
Desliguei o telefone e depois começa o lado sonhador a desaparecer e o realista a impor-se...mas eu não percebo muito de agricultura, ou melhor dizendo, não percebo nada! Ir para os meus tios da aldeia, arrancar batatas, fazer as vindimas, colher umas alfaces, conta? Aiiiii, no que me fui meter!

Oh, se não sei hei-de aprender!

Lá fui ver onde era a minha pequena parcela de terreno, cheia de ervas daninhas para tirar e começamos a colocar mãos há obra, isto há cerca de três anos atrás! Não é fácil para nós mantermos aquela horta da forma como queremos mas mantemos da forma como podemos!
No entanto, no meio da nossa inexperiencia, tentativa/erro e insistência, já vamos colhendo muitas coisas boas e algumas delas com bastante abundância para o pequeno terreno que temos.
A Mãe Natureza é encantadora!






Pontos importantes sobre a Horta:
- fazer inscrição na Câmara ou Junta de Freguesia da Área de Residência para quem quiser ter uma Horta Urbana ou Comunitária
- é importante que a Horta seja na proximidade de residência, senão a probabilidade de abandono da mesma num curto espaço de tempo, é elevadíssima. A falta de tempo no nosso dia-a-dia não permite mais uma rota, portanto tem que estar integrado no nosso raio de mobilidade.
- eu tenho um encargo mensal de 2,50€ para ajudar no pagamento de água (fazemos este pagamento anual, sendo de 30,00€)
-é importante ter um compostor na Horta, no nosso caso também foi a autarquia que lá colocou, para fazer o próprio fertilizante, com os restos orgânicos de nossas casas.
- ir diariamente à Horta, no Inverno podemos escapar um dia ou dois, mas no Verão é mesmo importante essa visita diária para regar
- o espaço que neste momento temos disponível ronda os 45/50m2 e já dá para termos muitos alimentos e muito trabalho também!
- a nível de material,só comprei uma enxada, um regador, luvas e pouco mais...

Façam as vossas próprias hortas, é um trabalho compensador e a sustentabilidade é o caminho!
Image and video hosting by TinyPic

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

HELLOOO!! Querem novidades?

Faz muito tempo que não passo por cá e com tanto para partilhar e contar! Uma fase que passou a correr, como um avião cheio de pressa! 
A vontade de chegar ao computador era muita mas tanta coisa se ia colocando em primeiro plano e lá vai o post para amanhã, ou para depois! Puxa...como o tempo nos engana! 
O importante é que estou bem, feliz e com a vida ainda mais recheada e preenchida que nunca!

Eu e o P. tivemos um belo rebento! Um menino! 
O verdadeiro Milagre da Vida bateu-nos à porta e contemplou-nos com o mais belo sabor! Claro que foram e estão a ser dias muito intensos, que só apetece ficar a olhar para aquela carinha, para cada gesto novo, registar todas as novas conquistas...Murmurar a toda a hora ''amo-te tanto meu doce''!
Nem vale a pena explicar como tudo passou a girar em volta dele! Parece que o foco aponta sempre para o mesmo lado, para o mesmo centro!
Com isto a casa ganhou novas rotinas, novos cuidados alimentares, novos cuidados com as poupanças, afinal já somos 3! <3 p="">
O pequeno M. já fez 1 ano e 5 meses, e cá por casa já faz algumas asneiras e birras! :)

A nível profissional eu e o P. também tivemos algumas alterações e ainda nos estamos a adaptar a novas rotinas.
Tudo novo mas com mais um elemento! xiiii que bom que é, não parar, sentir-me todos os dias cansada, sonhar com meia hora de descanso mas adorar aquele sorriso doce e ''matreiro''!

Com mais amor que nunca, tenho muito para contar...aguardem novos posts da arquitecta, empresária, mamã, desportista, madrugadora e poupada!  


Image and video hosting by TinyPic