quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Seitan: Caseiro e Aromático



Ainda no seguimento do post anterior, que lembra a importância de uma Alimentação Inteligente, ao que eu chamo a ''comida do bem'', hoje trago-vos uma sugestão de Seitan Caseiro para os que fazem uma alimentação sem proteína animal. A chamada Carne dos Vegetarianos ou Carne de Glúten.

O SEITAN é produzido a partir da preparação da farinha de trigo. É preparada como se de uma massa de pão se tratasse e a sua consistência dura que conhecemos é conseguida depois de essa massa ser cozida, tão simples quanto isso!

Existe a possibilidade de se comprar pronto em lojas de produtos naturais ou mesmo em alguns supermercados, eu para variar confio sempre mais no que sai da minha cozinha do que de dentro de um pacote! Pontos de vista e não há muito a fazer! Acho que o meu cérebro já está formatado para ''fazer'', ''plantar'' e ''produzir'' tudo que conseguir e recorrer o menos possível às embalagens apelativas com nomes gordos sedutores como, vegan,light, sem isto, sem aquilo...sem nada e cheio de palavrões na zona que diz Ingredientes.
Com os produtos que dizem alternativos, temos que ter a mesma capacidade crítica, ter a certeza da simplicidade do produto. Nem tudo é uma boa alternativa!
Esta proteína não entra na minha alimentação em tudo ou diariamente, nem me sirvo dela em muitas refeições mas às vezes lá nos vem fazer companhia numa receitinha ou noutra, com muito carinho!
Experimentei alguns tipos de Seitan de compra, que não me fizeram suspirar por ele. Acho que só mesmo quando bem temperado adquire um aroma interessante.
Arranjei,entretanto, uma boa receita de Seitan Caseiro e decidi aventurar-me na sua feitura! Afinal pensava eu que era um bicho papão mas não é! 

Existem duas formas de fazer o Seitan, que é:
- através do uso de Farinha de Trigo Integral, formando uma massa, que depois tem que ser lavada (este processo ainda é demorado, pois é neste processo que se perdem a gordura e os hidratos de carbono)
ou
- através de Farinha de Gluten de Trigo, que simplifica o processo de confecção e o tempo de preparação, pois já é a sua fracção proteica insolúvel em água.

A receita que vou partilhar é feita a partir do segundo processo, através de Farinha de Glúten de Trigo. Esta farinha não é fácil de encontar, nem todas as lojas de produtos naturais a comercializam mas vale a pena a sua busca!

Eu costumo comprar na Loja Celeiro que encontro quase sempre e uma embalagem de 500gr custa 2,60€. Esta embalagem permite-me fazer 2kg de Seitan! Sim é bastante, cá em casa dá para imenso tempo! 


RECEITA
1 chávena de Glúten de Trigo
1 Colher rasa de Sopa de Farinha de Trigo Integral
1 Colher rasa de Sopa de Farinha de Trigo Integral
1 Chávena de Água
1 Colher de Sopa de Shoyo (molho de soja)* ou Tamari
1 Colher de café de Alho em pó
Gengibre em pó e Pimentão Doce q.b

*Shoyo ou Molho de Soja deverá ser de boa qualidade, faz toda a diferença no sabor final do produto. Eu uso um biológico, este aqui, da Clearspring [organico,kosher,vegan]! 

Para cozer:
2 Colheres de Shoyo
1 folha de louro
1 dente de alho
1/2 cebola
2 folhas de manjericão ou 1 raminho de alecrim
1 fio de azeite

NOTAS: Pode aromatizar a base de Seitan com outros elementos secos: especiarias ou ervas aromáticas, podendo dar largas à imaginação!
Assim como no caldo da cozedura também poderá ser ajustado ao gosto pesssoal, desta vez usei um pouquinho de gengibre fresco (que adoro!) e um ramo de salsa em vez do mangericão. 
O seitan pode ser guardado no frigorifico submerso na sua agua de cozedura 5 dias ou pode congelar.

Colocar numa taça as farinhas, o alho, o gengibre e o pimentão doce.
Juntar o Shoyo à àgua e verta sobre as farinhas. Mexa rapidamente com uma colher até absorver todo o liquido. Forme uma bola com as mãos. Deixe repousar pelo menos 15 minutos.
Leve ao lume numa panela de pressão com àgua suficiente até tapar a bola de gluten e aromatize com os ingredientes para cozer. Quando a água começar a ferver deite a bola de glúten que deverá ficar completamente submersa. Coza na panela depressao 30 minutos ou numa panela normal pelo menos 1 hora.

Vamos a contas:
Em Resumo, podemos ver que o Seitan feito em casa acaba por ser practicamente 1/4 do Seitan de compra para além de ser muito mais delicioso! 

Sem comentários: