segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Poupar Tempo na Cozinha:Preparar Refeições!

Começo a sentir que o tempo às vezes escasseia, com tanto para fazer entre casa e trabalho! Aqui em casa neste momento não há qualquer tipo de ajuda, não temos empregada doméstica nem uma vez por semana! Sim já tivemos e era óptimo mas desde que a senhora se reformou, não voltamos a ter mais ninguém!
Vamos fazendo, não da forma como gostaria mas da forma como pode ser! :(

Para simplificar um pouco o nosso dia-a-dia, ter algumas refeições adiantadas é uma ajuda preciosa, tanto para alguma maremita que seja necessária levar para o trabalho ou para nos dar um pouco mais de tempo com o bebé ao final do dia.
Quem não conhece aquela correria de fim de dia, ir ao supermercado, ir buscar o filhotes(s), dar banho aos pequenos, ir fazer o jantar, arrumar a cozinha e olhamos para o relógio e são horas de ir dormir...
Preparar algumas refeições são óptimas para aligeirar este comboio de tarefas domésticas. Tenho vindo a preparar ''comidinha'' com mais afinco pois permite-me ter mais tempo de qualidade com o meu bebé.
Assim, normalmente o jantar está feito ou quase pronto e não precisamos de estar muito tempo na cozinha ou então comer ''qualquer coisa'' que nunca é grande solução nutricional. Para não termos tantos desvios...tiro uma ou duas horas e vou fazendo algumas coisas que dão para guardar ou mesmo congelar!
Congelo ou guardo tudo em porções individuais para estar pronto a pegar e levar ou quando só está um em casa a dose já é a indicada e não estamos a aquecer ou descongelar comida a mais. Ás vezes colocava uma dose dupla numa caixinha e depois afinal um come em casa e o outro precisa de levar maremita, então lá estava eu a pegar noutro recipiente, tirar metade e ...fazer uma nova maremita! Dois trabalhos naaa!!

Ontem Domingo, enquanto o bebé ainda dormia coloquei a fazer umas coisinhas que fazem muito muito jeito cá em casa:
-cozer Feijão Branco
-com o feijão já aproveitei para fazer uma Feijoada Vegetariana
-Sopa com Legumes da Horta
-Salteado de Vegetais à Oriental
-Arroz de Cenoura e Ervilhas
-Bulgur
-Arroz Doce (com arroz integral, sem ovos e só com uma pinguinha de Mel de Arroz)


Aqui está o Feijão Branco cozido, metade foi usado numa das refeições confeccionada, a outra metade foi direitinha a congelar. Faz sempre jeito para um arroz, para uma sopa,etc. Sim o meu Feijão tem ''coisinhas'' escuras lá pelo meio...Cozo sempre as leguminosas com um pedaço de alga Kombu que não deixa sabor ao feijão mas é óptimo para o inchaço e  flatulência, para além de outros benefícios que tem. Assim podemos comer bastantes leguminosas sem problemas!!



Muitas das Receitas vou tirando de livros que compro e assim vou testando...Algumas destas receitas são dos Livros Vegetarianos da Gabriela Oliveira http://gabrielaoliveira.weebly.com/ que tem sugestões divinais!

Preparar algumas refeições permite-nos organizar o tempo mas também o frigorífico! Quero dizer com isto que acabamos por num só dia limparmos o frigorífico de alimentos que por vezes estão ali quase esquecidos e muitas vezes até passam o seu momento de frescura e vão parar ao caixote do lixo!
Outro grande factor positivo no meio disto tudo, podemos fazer umas compras no supermercado mais ajustadas ao que vamos preparar e não se compra tudo porque pode ser preciso ou dar jeito! É uma forma de conseguirem controlar o orçamento mensal no supermercado.
Image and video hosting by TinyPic

Sem comentários: