quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Poupar no Supermercado!

Com o inicio do ano, um dos objectivos tem sido continuar a registar todas as despesas efectuadas. Normalmente uso uma folha excel com todas as despesas e receitas mas confesso que, como não tenho levado o portátil todos os dias para casa, há dias que não estava a registar. Tenho usado um método mais tradicional, papel e caneta mas é igualmente válido.
Este mês tem sido cheio de surpresas, despesas inesperadas como avaria de electrodomésticos, carro para arranjar porque nos bateram num estacionamento e ninguém viu, preparar o enxoval para a chegada do bebe, etc!

Portanto como as despesas subiram, pensei em cortar este mês no supermercado, se possivel! Para mim é difícil, adoro ir ao supermercado, cozinhar e como tal, gastamos sempre mais do que até seria necessário.Embora seja uma parcela controlada, tento às vezes fazer o exercicio de fazer com que sobre algum dinheiro daí!

Este mês pensei: vou aproveitar para limpar o congelador e a arca frigorifica e desta forma reduzir as compras deste mês!
Claro que terei que recorrer semanalmente à frutaria!

Amanhã a mãe o maninho vão jantar lá a casa e em circunstâncias normais iria ao supermercado comprar algo especial mas fui pragmática... posso fazer um prato de bacalhau ou uma coisa mais ligeira...é isso algo mais prático! Um jantar Vegetariano que é do agrado dos convidados e dos anfitriões, nem se fala!

Pensei num menu que desse para fazer com o que há em casa então estruturei o seguinte:

* Tostas Aromatizadas com Alho, Salsa e Pimento Piquilho (fiz ontem um azeite aromatizado nada melhor que usar num pão caseiro!)
* Folhado de Couve Roxa e Maçã (tinha feito massa folhada caseira e aproveitei a couve roxa da minha horta!)

* Salteado de Legumes à Oriental com Arroz Colorido (tenho vários legumes da minha horta para usar...)

* Fondant de Chocolate com Gelado de Baunilha (tenho todos os ingredientes para fazer a receita! e preciso fazer gelado caseiro para ter como reserva!)
* Fruta Tropical Laminada (tenho alguma variedade, vou usa-la!)

Como programar faz parte de mim...hoje fiz uma lista do que teria que comprar e apenas tive que ir comprar:
Rebentos de Feijão Mungo/Soja´
Cogumelos Frescos
Courgete

Não gastei mais de 5€ e vãi ser um jantarinho de semana simpático! Vou tentar colocar fotos!

Até amanhã!
Ticha


2 comentários:

Sónia Rodrigues disse...

Olá Patricia, o Mundo é mesmo pequenino, andava eu a inspirar-me em fotos no google para a decoração de um cheesecake no forno, e não é que encontrei o teu blog? Escusao será dizer que virei seguidora. Mais um para a minha lista de blog's e inspirações. :) A Marta falou-me que a tua barriga cresceu imenso de um momento para o outro! :) Agora sim...deves estar com cara e corpo claro, de mamã :) :) Beijinho

Casuol disse...

Amei.