sábado, 8 de outubro de 2016

Horta Urbana: Poupar nos Alimentos Biológicos

Já vos tinha falado da minha Horta? Acho que sim mas nunca é demais falar do meu pequeno paraíso da alimentação biológica!
Há uns anos tinha feito um registo no site da Camara de Vila Nova de Gaia  http://www.gaiurb.pt/HortasUrbanasCandidaturas.htm candidatando-me a uma Horta Urbana. Vivo num apartamento, como tantas pessoas, e não tenho o luxo de ter um pedaço de terra por minha conta, o espaço é contado e expaço exterior, só mesmo a varanda. Portanto não me parecia viável mudar de casa só por ter falta de um terreno para cultivar.
Lembrei-me de candidatar a uma Horta Comunitária e, na altura fiz inscrição na Câmara do Porto e Gaia, sendo que foi a de Gaia que passados alguns anos me deu resposta!
Já tinha perdido a esperança e até já pensava noutras alternativas de poder ter um pedaço de terra...!


Ter uma horta era mesmo um pequeno sonho meu, era um ponto muito importante na viragem/alinhamento da nossa alimentação cá em casa, em que o consumo de frutas e verduras é substancial e a qualidade dos mesmos é muito importante para a saúde. Nada se compara a uma alimentação natural, biológica. Haverá alguma coisa melhor que colher alimentos frescos isentos de kilos de agrotóxicos? Não, pois não?
Os preços a que estão os produtos biológicos são proibitivos e poder te-los na nossa mesa, sem qualquer químico (é por isso que também temos algumas pragas e lá se vai o nosso trabalhinho por água abaixo!), não tem preço! Para mim é uma verdadeira poupança!

Um belo dia recebo uma chamada onde me perguntavam se ainda tinha interesse em ter um Talhão numa Horta Comunitária! CLARO que SIM,respondi! Fiquei doida de alegria, afinal tinham recebido o meu formulário, YES!
Desliguei o telefone e depois começa o lado sonhador a desaparecer e o realista a impor-se...mas eu não percebo muito de agricultura, ou melhor dizendo, não percebo nada! Ir para os meus tios da aldeia, arrancar batatas, fazer as vindimas, colher umas alfaces, conta? Aiiiii, no que me fui meter!

Oh, se não sei hei-de aprender!

Lá fui ver onde era a minha pequena parcela de terreno, cheia de ervas daninhas para tirar e começamos a colocar mãos há obra, isto há cerca de três anos atrás! Não é fácil para nós mantermos aquela horta da forma como queremos mas mantemos da forma como podemos!
No entanto, no meio da nossa inexperiencia, tentativa/erro e insistência, já vamos colhendo muitas coisas boas e algumas delas com bastante abundância para o pequeno terreno que temos.
A Mãe Natureza é encantadora!






Pontos importantes sobre a Horta:
- fazer inscrição na Câmara ou Junta de Freguesia da Área de Residência para quem quiser ter uma Horta Urbana ou Comunitária
- é importante que a Horta seja na proximidade de residência, senão a probabilidade de abandono da mesma num curto espaço de tempo, é elevadíssima. A falta de tempo no nosso dia-a-dia não permite mais uma rota, portanto tem que estar integrado no nosso raio de mobilidade.
- eu tenho um encargo mensal de 2,50€ para ajudar no pagamento de água (fazemos este pagamento anual, sendo de 30,00€)
-é importante ter um compostor na Horta, no nosso caso também foi a autarquia que lá colocou, para fazer o próprio fertilizante, com os restos orgânicos de nossas casas.
- ir diariamente à Horta, no Inverno podemos escapar um dia ou dois, mas no Verão é mesmo importante essa visita diária para regar
- o espaço que neste momento temos disponível ronda os 45/50m2 e já dá para termos muitos alimentos e muito trabalho também!
- a nível de material,só comprei uma enxada, um regador, luvas e pouco mais...

Façam as vossas próprias hortas, é um trabalho compensador e a sustentabilidade é o caminho!
Image and video hosting by TinyPic

Sem comentários: