segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Socorro, tenho a minha casa Desorganizada #1: colocar mãos-à-obra

Acho que todos já devem ter passado por esta sensação de sentirem a casa desorganizada e nem sequer conseguirem equacionar como vão dar a volta e reverter a situação. Por vezes parece quem nem se consegue ver a ''pontinha'' do novelo...nadica de nada, tal é a desmotivação!
Bom eu até há uns dias atrás estava com essa sensação de aperto e até alguma ansiedade por não ter a casa organizada da forma que pretendo e gosto, onde cada coisa tem o seu sitio, os documentos nas pastas devidas, etc,etc...devm saber bem do que falo! É um assunto importante para mim, não sei bem explicar mas, é como se a minha mente também ficasse igualmente arrumada! 
Estava no meu limite! 

Estamos neste apartamento já há 10 anos e algumas coisas já não gosto muito, outras precisam de manutenção e outras de re-organização e substituição! Ufa, resumindo, não falta o que fazer aqui em casa, basta querer!
Sempre que manifesto esta insatisfação acerca da minha casa, todos dizem...oh tens a casa tão arrumadinha! Realmente não tenho lixo nem tralha por todo o lado, mas não tenho tudo primoroso como quero, ainda por cima as necessidades alteraram com o nascimento do M. e tudo teve que ser adaptado! Já sei que é defeito de profissão, tudo ''certinho e arrumadinho'' mas não posso fazer nada acerca disso!

Agora que já me adaptei à nova vida de mamã, com menos tempo disponível mas mais feliz, achei que estava na altura de começar a colocar em prática o projecto de destralhamento e organização da minha casa. Andava a adiar semana após semana para ter ajuda do marido mas percebi que com a mudança profissional dele, o tempo para estas tarefas domésticas desapareceu por completo... Tudo parecia estar contra mim!! Grrr...mas eu não desisto!

Decidi começar!!


1. Criar um Objectivo - Depois de 10 anos de vivência neste apartamento achei que estava na altura de o mimar! Fazer uma revisão a tudo e se possível deixa-lo mais organizado e bonito!
2. Ser Realista - Acho que não vale a pena, pensarmos que conseguimos por tudo em ordem num dia, dois ou numa semana! Mais vale ser realista e, dependendo do desafio a que nos propomos, dar uma data alargada para conclusão do desafio. Eu determinei começar no inicio de Outubro e concluir até ao final do ano, ou seja, um trimeste para a primeira parte do processo.  
3. Fasear o Desafio - Achei importante não ser ambiciosa em querer resolver tudo de uma só vez e então para ser mais viável para mim, estruturei intervir cá em casa de forma faseada.
Fase 1 - Destralhar
Fase 2 - Organizar
Fase 3 - Rectificar/Manutenção
Fase 4 - Sustituição
Fase 5 - Decoração
4. Calendarizar - Determinei que entre Outubro e Dezembro a casa fica destralhada. Sim, apenas destralhada! Com isto quero dizer que todas as divisões (inclusivé garagem = antro de tralha) têm que ser revistas, cada gaveta, cada porta e tirar as coisas que não interessam ou já não fazem sentido. Isto é um processo lento em que trato nas minhas folgas e nos intervalos que sobram depois de todas as tarefas domésticas diárias e do pequeno M. estar a descansar. 
5. Começar - Começar o processo! Eu comecei num canto da casa, pelos quartos e fui correndo divisão a divisão. Claro que há dias que estamos a tratar do destralhe e a casa parece que está pior do que antes...mas é normal! Para arrumar, primeiro passamos pela fase de desarrumar!
Neste momento já passei por todas as divisões e já vou na garagem mas...quando a garagem acabar vou voltar ao primeiro ponto, ao ponto inicial e rever tudo assim como fazer a lista das coisas que me faltam para organizar melhor para a Fase 2!

Bom esta fase tem corrido muito bem, muita coisa saiu que vamos guardando pelo lado afectivo ou pelo simples facto de um dia pode ser preciso e vamos ocupando espaço até ao seu limite. Consegui tirar 5 grandes caixas de roupa, livros, acessórios, brinquedos e material escolar para uma instituição, uma boa causa: ''Missão Guiné''! 

Por aqui vou continuar, pois tenho muito que fazer!
Image and video hosting by TinyPic

Sem comentários: