segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Se eu não fizer contas, quem vai fazer por mim?

Leio diariamente blogs, adoro perceber como cada um transmite um pouco de si, da sua vida, de como pensa...
Há uns dias descobri este blog que acho muito interessante Diário das Minhas Finanças Pessoais que aborda questões que até agora pareciam tabu, finanças pessoais, poupança, crise, etc. Aquilo que ultimamente não passa indiferente a ninguém. 

Hoje li lá um post que em apenas uma frase me trouxe à mente a imagem geral dos portugueses até aqui: à deriva!

Ela dizia: ''Acreditam que quando me perguntavam quanto gastava por mês em gasolina, eu nunca sabia responder?''

Até me ri com a frase porque há uns meses uma amiga dizia-me como é que tu sabes o que gastas em gasolina mensalmente? Eu nunca sei....eu desatei à gargalhada pensando que era um caso isolado mas não! 

Quando nós não sabemos quanto gastamos, quem vai saber?
Se não fazemos as nossas contas, quem as vai fazer?

Este é um caso que eu acho brilhante pela forma activa como está a entender o que se está a passar e a alterar o seu comportamento em relação à gestão doméstica a uma velocidade significativa. 
É sempre tempo para se mudar...mau é quando se sabe que está mal e não se faz nada para alterar, nesnte caso não alteram rotina nenhuma!
O exercício mais simples que está ao alcance de qualquer um é: durante um mês escrevam TODAS as vossas despesas, quando digo todas, são mesmo todas. No final do mêss façam uma análise ao que gastaram...só assim podem iniciar um plano de organização doméstico e traçar objectivos!

REGRA #1 - ANOTAR TODAS AS DESPESAS DURANTE UM MÊS


Ticha




1 comentário:

Nuno disse...

Olá

Realmente perceber os gastos é um bom caminho para perceber para onde vai o nosso dinheiro. Todas as familias têm de tratar das suas finanças pessoais, até para evitar problemas no futuro.

Se as pessoas não sabem onde gastam o seu dinheiro, como poderão reduzir despesas? Poupar.

Votos de sucesso