segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fazer Pão

Estou numa de aprimorar a feitura do pão. Faço com regularidade e já entrou na rotina semanal fazer pão para a semana. Ontem Domingo frio, a casa cheirava a pão quantinho...

Ultimamente estava a fazer cada Pão Saloio com cerca de 25gr de fermento fresco padeiro que custa 0.25€ no Pingo Doce. O pão ficava lindo, com aquele aspecto rústico e redondinho! Humm...ontem depois de ter lido uns apontamentos do livro de pão da Bimby, descobri que se pode utilizar parte da massa do pão para servir de levedura...e que esta levedura até podia ser congelada e usada mais tarde.

Bom ontem comecei com as minhas experiencias, comecei por cortar na quantidade de fermento padeiro, usei só 12gr fermento fresco e ficou exactamente com o mesmo aspecto e consistencia. Julgo ter demorado mais a levedar. Também fiz uma coisa que não costuma fazer, que é colocar um tabuleiro com àgua dentro do forno enquanto o pão coze. Fica com o miolo mais fofo, menos massudo!

Coloquei massa de levedura a congelar para fazer novo teste!

Resumindo ontem fiz 4 pães de +- 800/900gr, congelei pois é muito...e vou tirando de acordo com a necessidade. Cada pão fica cerca de 0.30 centimos de farinha e fermento. No entanto se as próximas experiencias funcionarem deixarei de comprar o fermento e ainda desce para quase metade deste valor!

A Ticha sempre a poupar e, principalmente, a controlar o que come!

Sem comentários: